SOBRE O SITE

O site apresenta diversos cursos grátis, materiais para downloads, vídeos, links de outros sites e muito mais, para aperfeiçoar seu conhecimento tecnológico em TI, ADS, SI, CC e etc.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

BANCO DE DADOS - INTRODUÇÃO

Este artigo busca apresentar todos os conceitos e informações ou definições possíveis, encontrados pelos sites, autores, livros e etc, por isso, buscamos as diversas informações para que o leitor possa definir através de seu próprio pensamento o que vem a ser um Banco de Dados, como funciona, para que serve, suas principais características e etc. Esperamos seu comentário, e esperamos seu elogio ou crítica em referencia ao artigo, para que possamos dar continuidade aos conteúdos postados.

1 - O que é um BANCO DE DADOS?

No geral, encontramos varias definições e conceitos sobre o que vem a ser um banco de dados, mas em resumo, todos nos remete a apenas um.

De acordo com Wikipedia, um banco de dados, ou base de dados,  pode ser definido como um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (informação) e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo. são de vital importância para empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.

Um outro site também conceituado e por sinal recomendado para aqueles que tem interesse de atuar no ramo tecnológico, seja em hardware e software, é o DevMedia. (http://www.devmedia.com.br).
O DevMedia conceitua fazendo referência à Korth, que define um Banco de dados como: "uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico",ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados.

No site http://www.estudopratico.com.br, encontramos uma definição em que afirma se tratar de uma coleção de informações que se relacionam de modo que criem algum sentido, isto é, é uma estrutura bem organizada de dados que permitem a extração de informações. Assim, são muito importantes para empresas e tornaram-se a principal peça dos sistemas de informação.

Além dos dados, um banco de dados também é formado pelos metadados. Um metadado é todo dado relativo a outro dado, sem o qual não seria possível organizar e retiraras informações de um banco de dados.

Agora veremos o que o http://br.ccm.net apresenta como banco de dados: "Um banco de dados (database) é um local onde é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Esses dados por sua vez podem ser utilizados por programas e usuários diferentes. Assim, a noção básica de dados é acoplada a uma rede, a fim de poder reunir estas informações, daí o nome BANCO. Geralmente, fala-se de um sistema de informação para designar qualquer estrutura que reúne os meios organizados para poder compartilhar dados."

Ainda fazendo referência ao site br.ccm, um banco de dados permite colocar dados à disposição de usuários para uma consulta, uma introdução ou uma atualização, assegurando-se dos direitos atribuídos aos mesmos. Isso é ainda mais útil quando os dados informáticos são numerosos. Um banco de dados pode ser local, ou seja, utilizável em um dispositivo por um usuário, ou repartido, isto é, quando as informações são armazenadas em dispositivos remotos e acessíveis pela rede. A grande vantagem do uso dos bancos de dados é a possibilidade de poderem ser acessados por vários usuários, simultaneamente.


continua.......

Graphic

Tech

Technology

Social

Tech